11.3.11

Visita à Escola João de Deus em Coimbra

A convite da Livraria de José Almeida Gomes, fui até à Escola João de Deus fazer várias sessões de apresentação do “Afonso e o Livro”, para meninos do Jardim da Escola e do Ensino Básico. Foram três sessões muito divertidas, sempre com a sala polivalente da escola cheia de crianças, cada uma delas com perguntas e dúvidas bem pertinentes sobre a história do Afonso e o que significa ser escritor.

As crianças ficaram logo muito impressionadas por eu ter demorado duas horas a chegar à escola. Mas alguns deles já tinham visitado a Praia de Santa Cruz. Quiseram saber tudo sobre como se fazem os livros. Tinham muitas dúvidas sobre a imaginação necessária para se escrever uma história. Queriam saber se eu gostava do que fazia e se me via a fazer outras coisas. E estavam em pulgas para conhecer mais histórias que se podem encontrar em livros.

Muito engraçado foi também conversar com um menino que estava seguro de que só existem dois Lourenços no mundo, “eu e um presidente”, disse ele. Quando eu lhe disse que conhecia um outro Lourenço que não era ele, nem presidente, ele teve resposta rápida: “então somos três”. Encontrei também alguns Afonsos muito contentes por haver um livro com o nome deles, e ainda outros meninos e meninas que me deram sugestões para outros nomes a utilizar nos próximos livros.

Também tenho que falar de uma Catarina. A Catarina é uma menina muito tagarela, que não parava de falar e espreitar quando estava na fila dos autógrafos. Antes da vez dela, veio um João pedir um autógrafo e eu disse-lhe que tinha um irmão com o nome dele. Depois ela, e quando eu lhe disse que tinha uma irmã com o mesmo nome dela, ela riu-se e disse-me: “tens tantos irmãos!”

Para acabar tenho que falar da oferta que me fizeram. Um livro chamado “Caldo de Poesia”, com poemas de vários alunos do 4º ano. O Martim foi o porta-voz da turma e ofereceu-se para ler um dos poemas, nem mais nem menos, o seu. Deixo aqui um excerto desse poema, enquanto vou preparando as malas para mais uma viagem com o Afonso!

“Os Portugueses tinham um sonho
De a Índia descobrir
E tiveram de tentar
Para esse fim atingir”